sexta-feira, 9 de março de 2012

Livros 2012 # 17


Este livro relata-nos a busca de Beatrice para encontrar Tess, a sua irmã desaparecida à quatro dias. Por um lado a autora explora a relação fraternal entre irmãos: o amor, aquilo que estamos dispostos a fazer pela felicidade do outro, o entendimento mútuo. Por outro lado surge-nos a “investigação” levada a cabo por Beatrice, quando todos deixaram de acreditar.

É impossível comentar este livro através dos pormenores da história, pois não quero revelar demasiado. Confesso desde já que é uma história fascinante e que a autora teve uma estreia fabulosa.
O livro é o relato de Beatrice a contar à irmã a sua busca e tudo o que fez para a encontrar. Há coisas que se não conseguirmos fazer, nunca nos perdoaremos. E será que se consegue viver dessa forma? Será que se consegue ultrapassar o facto de não termos estado presentes?
A autora enuncia também a história familiar de Tess e Beatrice com a separação dos pais, evocando memórias antigas; a morte do irmã de ambas, quando eram crianças, com Fibrose Quística. A relação de Beatrice com o noivo Todd e os motivos que a levaram a sair de Londres e estar agora na posição de noiva.
É uma narrativa envolvente e rápida, que nos impede de interromper a leitura, na ânsia de chegar ao final. Gostei da forma como a autora, além do tema principal que é encontrar a sua irmã e a forma como o fez, quase que acrescenta outro tema, para mim igualmente importante, baseado na relação das irmãs, nas suas diferenças, na forma como se complementam.
Já depois do último ponto final da história, somos brindados com uma pequena entrevista onde ficamos a conhecer um pouco mais da autora e a sua interpretação do livro, das personagens e da história. Deixa-nos também curiosos em relação ao próximo livro, contemplando-nos com um pequeno excerto do mesmo.
Gostei muito deste livro e revelou-se uma leitura bastante satisfatória, embora compulsiva ;)

2 comentários:

  1. Adorei este livro, deixou-se sem palavras no final, sem desconfiar sequer do que se estava a passar. Adoro quando os livros me surpreendem mas, como todos aqueles que lêm à velocidade da luz, por vezes torna-se difícil encontrar um que nos passe uma rasteira tão certeira como este. Recomendo a todas e decerto vou seguir esta autora.
    Fausta

    ResponderEliminar
  2. É muito bom ;)
    também adorei!! cinco estrelas!

    ResponderEliminar