quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Livros 2012 # 1


Opinião:
 
O livro centra a sua história no antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial e entrelaça a vida de Edie, Ruby e Janet de uma forma doce e meiga, tal como os chocolates da fábrica onde trabalham.
Edie vai casar apenas com dezanove anos. Sonha sair de casa, onde mantém uma relação difícil e fria com a sua mãe, vai morar com o marido e constituir família. O único senão do casamento é que terá que abandonar o seu trabalho e, consequentement e, afastar-se da sua amiga Ruby. No entanto, Edie não contava ficar viúva tão cedo e ainda perder o bebé que trazia no ventre. Terá de enfrentar sozinha, as dificuldades da Guerra?
Ruby é divertida e, apesar de tratar da casa e dos seus irmãos, pois a sua mãe, desde que enviuvou, parece viver noutra realidade, não deixa de sonhar em casar e ser feliz. Mas o seu casamento não lhe trará a felicidade que imaginava e a Guerra traz consigo muitas mortes. Ruby vê o destino passar-lhe ao lado quando conhece um soldado americano e engravida. Depois de não ter notícias durante muito tempo, consegue descobrir que ele morreu. Conseguirá ela ser feliz na América?
Janet vive com a mãe, Francês, e as duas têm uma relação perfeita. Janet, depois de perceber que se envolveu com o homem errado, recua e fica sem saber o que fazer à sua vida. Apaixona-se, mas terá de esperar muito tempo para saber que é correspondida e só será verdadeiramente feliz do outro lado do mundo.
Quando Edie começa a fazer voluntariado e lhe deitam nas mãos um pequeno bebé, ela sabe que a sua vida mudará para sempre. O pequeno David enche Edie de prazer e, à medida que os anos passam, vai incluir a vida destas três mulheres. Até que se começa a questionar e a descobrir o seu verdadeiro Eu, partindo numa viagem sem regresso.
Nessa viagem ao passado, David envolve a mãe nesta história de auto-descoberta e, desta forma, também ela acabará por ser feliz.
Uma história envolvente, a meu ver com muitos aspectos pouco previsíveis, o que, por si só, é já uma vantagem. A história é vivida no ambiente dramático da Segunda Grande Guerra, mas valorizando mais as pequenas histórias que os personagens vão vivendo e menos o ambiente doloroso e sofredor da Guerra.

2 comentários:

  1. Querida Verita, gosto esta nova apresentação do teu blog e a partilha da tua opinião, sobre os livros lidos, é uma mais valia. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida Turista. Espero que "funcione" :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar