quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Livros 2012 # 42




É a primeira vez que leio um livro da autora Judy Blume, mas espero que sejam editados mais livros em Portugal, pois é, sem dúvida, uma escritora a seguir.
Irmãs de Verão é um livro delicioso, que li quase todo de seguida, pois a história é viciante. A história de Victoria (Vix) e de Caitlin é a mesma de muitas raparigas colegas de escola, em que uma é a invejada por todos e a outra é a invisível. No entanto, os opostos atraem-se e quando Catlin convida Vix para passar o Verão Martha’s Vineyard esta fica encantada. Vix vem de uma família pobre, sem oportunidades e este escape vai mudar a sua vida, para sempre.
Ao longo dos Verões que vão passando na Ilha, vamos conhecendo as semelhanças e as diferenças entre as duas amigas.  Histórias de infância, de primeiras descobertas, de competição e de cumplicidade vão sendo partilhadas com o leitor, fazendo-nos traçar um perfil de Vix e Catlin, assim como das famílias de ambas, não só em termos de estatuto social como de mentalidades.
A relação de ambas cresce com elas, até à idade adulta e apesar dos caminhos distintos e das personalidades cada vez mais diferenciadas, elas mantêm o contacto e vão-se cruzando no caminho da vida. Enquanto Caitlin tem dificuldade em se encontrar e passa a vida a viajar e a descobrir novos projectos, dos quais se farta rapidamente, Vix agarra o apoio que lhe foi dado por Lamb e Abby, o pai e a madrasta de Caitlin, e segue o seu percurso escolar para Harvard e inicia a sua carreira profissional em Nova Iorque.
A vida amorosa de ambas, que se inicia na adolescência com Von e Bru, vai dando algumas reviravoltas interessantes que não podem ser desvendadas.  No Prólogo ficamos a saber que Caitlin casa com Bru, mas se ele foi o primeiro amor de Vix, como é que é Catlin a casar com ele? Só este enigma faz-nos devorar as páginas, umas a seguir às outras.

Apesar de todos os dilemas e diferenças entre Vix e Caitlin, a verdade é que o sentimento mágico e verdadeiro está lá – a Amizade – e mantém-se apesar de todas as adversidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário