quarta-feira, 18 de julho de 2012

Leituras 2012 # 36



Confirma-se que Anita Notaro tem o dom da escrita. Torna a leitura viciante e “Há Sempre Um Amanhã” é devorado sem darmos por isso.
A morte de Alison, irmã gémea de Lily, abalou-me. A descrição é tão bem feita, que nos imaginamos no meio daquele mar e sentimos o terror invadir-nos. E este acontecimento é apenas o início. Muito há a descobrir.
Lily vê-se a braços com o sobrinho pequeno, para quem irá ser agora uma mãe, mas para ela é muito mais do que isso. Alison era o seu pilar, a sua âncora. Considerei que a autora explorou muito bem esta relação entre as irmãs. Mexeu comigo por eu própria ser um pouco como a Lily e ter a minha Alison presente é das melhores coisas da minha vida.
A nossa protagonista vai sentir a sua vida dar uma grande volta, muitas vezes, durante os meses seguintes. À medida que se vai inteirando da vida e dos negócios da irmã, sentimentos contraditórios vão emergindo, como potenciais destabilizadores de uma relação que ela considerava pura e intocável. As descobertas que faz, quer em relação à própria família, por exemplo com o pai ou a tia Milly, quer em relação às amizades que ela desconhecia que a irmã tinha. Quando achava que não havia segredos entre elas…
O percurso que Ally vai percorrer não só lhe permite conhecer-se melhor a si própria como aos outros que a rodeiam. Nesse processo, Anita Notaro oferece-nos histórias hilariantes, momentos deliciosos que nos aquecem o coração.
Adorei acompanhar o “crescimento” de Lily, a sua relação com o pequeno Charlie e a tia Milly. A curiosidade em descobrir quem é o pai de Charlie também foi crescendo e adorei a forma como a autora elaborou esta parte da história.
Com os personagens masculinos, confesso que por vezes me baralhava com os nomes e com as suas histórias. Mas apreciei as suas pequenas histórias, quase como se fossem pequenos contos, dentro da narrativa, com Alison como elo de ligação.
Recomendo esta leitura e Anita Notaro é uma autora que, decididamente, vou seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário