terça-feira, 3 de julho de 2012

Livros 2012 # 35


Tinha imensa curiosidade em ler este livro. Li excelentes críticas e apesar do receio em relação à forma como o livro nos é apresentado - formato de cartas - tinha grandes expectativas. E as expectativas foram superadas. Adorei a história, o enredo e os personagens. A forma da escrita até fez com que quisesse devorar  livro, para saber as respostas das cartas, pois são elas que desenvolvem a história. No fim do livro fiquei com a sensação que os personagens eram meus conhecidos, tal como foi a forma que as autoras os desenvolveram. E fiquei a conhecer um pouco melhor a Ilha de Guernsey e toda a história de privação que a Ilha sofreu com a ocupação alemã durante a II Guerra Mundial.
Enquanto procura um tema para o seu novo livro, Juliet depara-se com a possibilidade de conhecer um pouco melhor os habitantes da Ilha de Guernsey e a "famosa" Sociedade Literária da Tarte Casca de Batata, e não olha para trás. Inicia correspondência com vários habitantes da Ilha e depara-se com uma nova realidade que servirá de base para o seu livro. Sendo os livros uma paixão comum entre todos os personagens deste livro, é impossível não gostar desta narrativa.
No desenrolar da narrativa Juliet muda-se para Guernsey para fazer a sua pesquisa e vamos tendo conhecimento das novidades que Juliet escreve aos seus amigos  e ao seu editor de Londres  e que descrevem os factos actuais, assim como as privações e dificuldades que vai tendo conhecimento e que surgiram durante a Guerra. A vertente histórica apaixonou-me e confirmei uma vez mais que aprecio imenso os livros que relatam essa época. 
A Sociedade tinha características deliciosas e Juliet não lhe foi indiferente. Recebeu toda a informação que lhe foi fornecida e foi criando laços com todos os intervenientes de uma forma que não julgava ser possível.
Adorei o livro e recomendo a sua leitura.

2 comentários:

  1. Deixei um selo para ti no meu blog http://momentoofzen.blogspot.pt/

    Espero que não te importes :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!!! Eu também te deixei o selo no meu blog :)http://arttemizzabooks.blogspot.pt/2012/07/tag-liebster-blog.html

    Boas Leituras!!

    ResponderEliminar